quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Momento Histórico

Amanhã haverá na Câmara de Vereadores uma Menção Honrosa de Aplausos à professora Ivone Cavília, da Escola Básica João Paulo II, pelos seus 24 anos de dedicação profissional voltada para a alfabetização nesta comunidade.
Será um momento de muita emoção. Nós, seus colegas de trabalho nos sentimos honrados por termos em nosso meio uma pessoa tão iluminada e de uma carreira profissional intocável.
Deixamos aqui expressa nossa homenagem e convidamos a todos que desejarem prestigiar este momento que compareçam amanhã dia 01/03/2012 no horário das 18:00.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CONFIRA AS FOTOS DA DIVULGAÇÃO

  Ato foi realizado na tarde desta quinta-feira no 
Teatro Municipal de Itajaí

O Governador do Estado Raimundo Colombo, anunciou, na tarde desta quinta-feira (23), em Itajaí, o investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão de reais em obras e ações que visam prevenir e minimizar o impacto das enchentes nos municípios do Vale do Itajaí. Logo após a apresentação do plano de ações, foi feita a assinatura do edital de licitação para a contratação dos Projetos da Construção das Comportas do Rio Itajaí Mirim.
O projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Rio Itajaí possui ao todo 14 medidas estruturais e não estruturais de impacto que devem ser concluídas em um prazo de cinco anos após o início das obras. Foi elaborado pela JICA, fundação japonesa que na opinião do Governador, é a mais bem preparada do mundo quanto à prevenção de desastres. “E o conceito do projeto é administrar a chegada da água nas cidades, com foco na prevenção, pois as catástrofes naturais vão se tornar cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas do planeta”, ressaltou Colombo. O valor para implantação total do projeto é de R$ 1,5 bilhão, parte custeado pelo Governo do Estado e parte pela União, conforme o Governador.
Compõem as 14 medidas de impacto do projeto a implantação do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Bacia do Rio Itajaí; sobrelevação das Barragens de Taió e de Ituporanga; medidas de prevenção de escorregamentos em rodovias; construção de comportas no Rio Itajaí-Mirim; construção de sete barragens de pequeno porte; construção de uma barragem de médio porte a montante do Rio Itajaí-Mirim; obras de melhoramentos no canal do rio em Taió (3,7 km); em Rio do Sul (8,2 km); em Timbó (1,0 km) e em Blumenau (15,8 km); obras de melhoramentos nos canais dos ribeirões Garcia e Velha em Blumenau (7,0 km); obras de melhoramentos do canal do rio em Ilhota (8,0 km); construção de canal extravasor no Rio Itajaí-Açu e ainda inclui-se as obras de Readequação de Hidrelétricas.
De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, as ações do projeto são extremamente importantes porque, um caminhão de barro que hoje é colocado em Rio do Sul pode ser fator complicador para Itajaí em uma situação de enchente. Já o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, disse que a apresentação deste projeto representa um momento histórico para Itajaí, o Vale e toda Santa Catarina. E fez uma comparação com o futebol, ao citar que a ação de Colombo “não é um gol de placa e sim, um gol de bicicleta do meio de campo”.
Falando em nome de todos os prefeitos presentes, Jandir Bellini destacou que este projeto de prevenção às cheias vem sendo discutido desde a década de 80 e lembrou o ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, que iniciou as tratativas e debates a respeito. O Prefeito de Itajaí concordou com a afirmação de Geraldo Althoff sobre os reflexos que a sua cidade sofre, em situações de enchente, em relação ao que é feito nos municípios do alto e médio Vale do Itajaí. E destacou, ainda, para o Governador Raimundo Colombo, que a profissionalização da Defesa Civil, que o Governo do Estado começa a trabalhar, já foi implantada em Itajaí, que recentemente empossou e iniciou o treinamento com 10 agentes concursados. “A apresentação deste projeto que há tanto tempo vem sendo estudado e debatido, é a realização de um sonho para Itajaí e os demais municípios do Vale, por isso só temos a agradecer ao Governador”, finalizou.