sábado, 28 de maio de 2011

Como funciona o Sol

Introdução



O Sol aquece nosso planeta todos os dias, fornecendo a luz que nos possibilita enxergar e que é absolutamente necessária para a existência de vida na Terra. Neste artigo, aprenderemos sobre o mundo fascinante da nossa estrela mais próxima, veremos quais são as partes do Sol, a forma surpreendente como produz luz e calor e suas principais características.
Pelo fato de vermos o Sol todos os dias, a tendência é achá-lo comum e não lhe darmos o devido valor. Mas se pensarmos bem, surgem várias dúvidas:
  • Se o Sol está no vácuo do espaço, como ele queima?
  • O que impede que todo aquele gás vaze para o espaço?
  • Qual é o tamanho do Sol?
  • Por que acontecem explosões solares?
  • Quando ele vai deixar de queimar?
  • O Sol é como as outras estrelas?
As respostas a essas perguntas são o que faz do Sol algo tão interessante!

Foto cedida pelo consórcio SOHO. O SOHO é um projeto de cooperação internacional entre a Agência Espacial Européia (ESA) e a Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (NASA).
O Sol é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. A diferença é a distância. As outras estão a anos-luz de distância, ao passo que o Sol está apenas a 8 minutos-luz de distância (milhares de vezes mais próximo).
Oficialmente, o Sol é classificado como uma estrela do tipo G2 com base na sua temperatura e nos comprimentos de onda ou espectro de luz que emite. Ele é uma estrela "média", é apenas uma entre bilhões que orbitam o centro da nossa galáxia.
O Sol está "queimando" há mais de 4,5 bilhões de anos, e deve continuar por mais alguns bilhões. É composto de uma grande quantidade de gás, principalmente hidrogênio e hélio. Por ser tão grande, sua gravidade é imensa, o suficiente para a força gravitacional segurar todo aquele hidrogênio e hélio (e para manter todos os planetas nas órbitas à sua volta).
O Sol não "queima" como um pedaço de madeira queimaria. Na verdade, ele é um reator gigante.
(FONTE: http://ciencia.hsw.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário