quarta-feira, 25 de maio de 2011

PODERIA UMA BACTÉRIA GERAR ELETRECIDADE?

Poderia uma bactéria gerar eletricidade? Qual seria a estrutura molecular das proteínas para que as células bacterianas gerassem carga elétrica? Isto é o que se perguntaram um grupo de pesquisadores da Universidade de East Anglia dando como resultado um artigo que foi publicado hoje na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Esta descoberta abre as portas para novas pesquisas que busquem novas formas de unir diretamente as bactérias aos eletrodos, possibilitando a criação de células de combustível. Outras possíveis utilizações são o desenvolvimento de agentes baseados em micróbios que possam limpar contaminação ou células de combustíveis alimentadas pelos dejetos animais e humanos.



- "Este é um avanço emocionante em nosso entendimento de como algumas espécies de bactérias movem elétrons desde o interior de uma célula até o seu exterior", comentou o Dr. Tom Clarke, da Escola de Ciências Biológicas da UEA. - "Identificar a estrutura molecular exata das proteínas essenciais que participam neste processo é um passo fundamental para aproveitar os micróbios como uma fonte viável de eletricidade".

Em um estudo anterior publicado também na PNAS em 2009, este grupo demonstrou o mecanismo através do qual as bactérias sobrevivem em um ambiente livre de oxigênio mediante a construção de cabos elétricos que se estendem através da parede celular e fazem contato com um mineral. Um processo chamado "respiração ferro" ou "rochas para respirar".

(FONTE:  http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=84438.0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário