quinta-feira, 2 de junho de 2011

Venha Viver Itajaí



Venha Viver Itajaí, seu Porto de Emoções!

Situada na foz do Rio Itajaí-açú, litoral de Santa Catarina tendo aproximadamente 150 mil habitantes, Itajaí é um desses raros casos em que o desenvolvimento social caminha lado a lado com a preservação de suas características naturais e culturais É impossível ignorar o fascínio que a bem estruturada cidade litorânea exerce sobre os seus habitantes e que acaba se transferindo para os turistas que nos visitam. Embarque nesta emoção e venha conhecer lugares inesquecíveis de uma cidade feliz que espera por você!

Bico do Papagaio

Sua forma e beleza chamam atenção de todos que passam por perto, pois lembra de um gigantesco pássaro, esculpido acidentalmente na rocha quando da abertura da estrada para Cabeçudas. É um cartão postal natural da região.

Caminhos de Sodegaura (Beira-Rio)

É hoje conhecida como 'Via Gastronômica da Cidade'. Propícia para caminhadas, onde as pessoas poderão contemplar toda a beleza da 'Beira do rio Itajaí Açú'.


Casa da Cultura Dide Brandão

Situada no coração da cidade, e se constituindo como um dos principais prédios do patrimônio cultural, a casa possui duas galerias de arte e vários cursos, uma sala de leitura e uma de áudio e vídeo, além de um pequeno teatro.

Centro de Cultura Popular (Mercado Público)

Com a finalidade de preservar sua originalidade, ele foi totalmente restaurado, no entanto, internamente toda beleza arquitetônica da construção original de 1917 é mantida. Aí merecem destaque as armações do telhado, beirados e o chafariz do pátio interno, além de sua arquitetura, patrimônio histórico e a grande variedade de artesanatos típicos da região.

Herbário Barbosa Rodrigues

Benemérita instituição para o estudo da flora catarinense e do sul do Brasil, a entidade possui a maior coleção de informações e exemplares da Flora Catarinense: 60 mil plantas catalogadas e 49 mil classificadas.

Igreja Imaculada Conceição

Esta localizada no Centro Histórico de Itajaí, é o monumento mais antigo da história itajaiense. A atual construção resulta da ampliação da antiga matriz edificada em pedras e tijolos, a partir de 1834. No seu interior apresenta belos exemplares de arte sacra e é decorada com painéis e pinturas do artista itajaiense Dide Brandão.






Igreja Matriz

É o maior monumento artístico e cultural da cidade, um cartão postal. Decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos Enílio Sessa e Aldo Locateli, A Igreja Matriz foi inaugurada em 15 de Novembro de 1955.

Itajaí Shopping

Oferece 100 lojas, 12 lojas na praças de alimentação, estacionamento rotativo p/ 4.000 veículos/dia.










Morro da Cruz

Este conhecido acidente geográfico, situado praticamente no centro da cidade, tem 180 metros de altitude e seu topo permite uma belíssima visão da cidade de Itajaí, do encontro das águas do rio com o mar e da entrada da Barra. Anteriormente chamado 'Morro do Rodi', da família que morava a seu sopé, em 1920 passou a se chamar 'Morro da Cruz', quando fincou-se a cruz comemorativa do Primeiro Centenário de Itajaí.


Museu Histórico

Oferece um acervo muito interessante e aberto ao público. Mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins, encontra-se instalado no prédio do Palácio Marcos Konder, edificado em 1925 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, que ali funcionou até 1972. O edifício é a principal peça do Museu, sua arquitetura de linhas "art-nouveau" e a sua conservação encantam pela beleza da construção. Conta a história de Itajaí através de 21 seções que levam o visitante à descoberta, ao encontro com as nossas origens.


Píer Turístico

Situado defronte a praça Vidal Ramos e Jardim Lauro Muller, o Píer turístico é alfandegado e com a melhor infra-estrutura do sul do Brasil para receber embarcações de cruzeiros marítimos.


Porto de Itajaí

O Porto de Itajaí, dentro do contexto de globalização da economia, vem procurando alternativas e parcerias para acompanhar as modificações impostas pelo mercado internacional. Com unidades operacionais totalmente informatizadas, é o porto que mais cresce no Brasil.

Praia Brava

É um dos principais pontos de encontro de jovens e surfistas. Suas águas são agitadas, pórem límpidas. Sua estrutura é formada essencialmente por bares e restaurantes de arquitetura rústica que se mesclam com a vegetação de restinga e mata atlântica. A noite a Brava também é ponto de encontro dos jovens com luais e outras festas.

Praia de Cabeçudas

Possui um cenário composto por algumas mansões, infra-estrutura de serviços e praia de águas límpidas. Oferece além da beleza natural, competições de vôo livre e iatismo.


Saco da Fazenda

Uma das mais importantes áreas de procriação de todo Médio Vale do Itajaí. Camarões, siris, lagostas e uma variedade de peixes que buscam refúgio para desovarem no manguezal a continuidade de suas espécies. Garças, gaivotas e outros pássaros, vivem aqui à procura de alimento e arrematam com vôo suave e rasante uma linda e ampla vista panorâmica, desde a cidade, passando pelo Porto e Terminal pesqueiro até a paisagem inusitada do Molhe.
(FONTE: http://festadocolono.itajai.sc.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário